Principais golpes com NFTs e como evitá-los

Principais golpes com NFTs e como evitá-los

Ao mesmo tempo em que influenciadores e seus seguidores mergulham profundamente no universo de  NFTs, o mesmo acontece com os golpistas. Uma das principais preocupações para quem é iniciante no universo de NFTs é o risco de cair em algum golpe e ser roubado. Então, como você pode evitar ser enganado ao lidar com NFTs? Neste artigo você vai entender sobre os principais golpes com NFTs e como evitá-los

Nunca compartilhe a frase de recuperação da sua carteira cripto

Fornecer a qualquer pessoa sua frase secreta de recuperação é o mesmo que entregar o acesso completo à sua conta corrente no banco. De posse dessa informação, qualquer pessoa pode roubar todo o seu saldo. A única situação onde será necessário usar sua frase de recuperação é quando você precisar recuperar sua carteira em um outro celular ou computador (Após comprar um novo celular ou formatar seu computador, por exemplo.)

Se algum site ou mensagem direta lhe solicitar a frase de recuperação, com certeza será uma tentativa de roubo. Nem mesmo o suporte técnico da empresa que criou a sua carteira precisa dessa informação. Portanto desconfie de qualquer site que solicite essa informação.

Tenha atenção redobrada com mensagens de pessoas se passando por suporte técnico de qualquer empresa. Eles provavelmente estão querendo apenas te persuadir a passar sua frase para te roubarem. E esse tem sido o principal golpe onde até mesmo usuários experientes já perderam grandes quantias de dinheiro.

Um caso que teve grande repercussão nas redes sociais foi de um proprietário de duas NFTs Bored Ape. Ele entrou em contato com os criadores  através do Discord oficial do projeto perguntando sobre um problema de transação em sua carteira. No mesmo instante, um golpista com o mesmo nome e foto de perfil da equipe Bored Ape entrou em contato via direct. Ele convenceu o usuário a abrir uma tela específica na Metamask com um QRcode e solicitou um print. De posse desse QRcode, ele importou a carteira do usuário e transferiu as NFTs para outro endereço.

Ainda sobre a Bored Ape, recentemente o instagram oficial deles foi hackeado, e os hackers passaram a enviar directs para os seguidores do perfil oferecendo um link para participar de uma promoção. Como a mensagem vinha do perfil oficial, muitas pessoas acreditaram, clicaram no link e foram roubadas.

Principais golpes com NFTs e como evitá-los

Apesar do esteriótipo coletivo de que o golpista é um hacker super habilidoso com vários monitores em um quarto escuro, a maior chance é que na realidade ele seja apenas um adolescente se aproveitando da falta de informação das pessoas.

Principais golpes com NFTs usando sites fake

É comum escrevermos coisas erradas, e o que seria uma tentativa de visitar “facebook.com” vira “facebok.com”. Digitar uma letra a menos pode ser o início de mais uma pessoa caindo em um golpe na internet. No mercado de NFTs, vários sites aparecem oferecendo benefícios e ofertas fora da curva. Muitas vezes são réplicas exatas de sites famosos, onde basta você consentir em conectar sua carteira cripto pra ter todo o seu saldo roubado.

Uma forma eficiente de se livrar de sites falsos é através do coinmarketcap.com e coingecko.com onde é possível encontrar a listagem de todas as criptomoedas, e também dos principais sites de Defi, NFT e Metaverso. Além disso, guarde nos favoritos do seu navegador os sites sobre cripto e NFTs que você costuma acessar. Não confie nos sites que aparecem na pesquisa do google. A todo momento alguém cria um site fake.

Sempre confira o endereço do site que você está visitando. Evite fazer qualquer coisa sob pressão (por exemplo, uma página inicial com um contador faltando 15 segundos para você aproveitar uma grande “oportunidade”). Boa parte dos golpes envolvem a distração do usuário para algo que parece ser muito vantajoso, mas no fim é apenas um artifício para te roubar.

Além disso, o que mais faz a pessoa ser vítima de um golpe é a soma de duas coisas: Ganância + desinformação. Reflita sobre isso antes de tomar qualquer ação na internet e desconfie de qualquer solicitação de seus dados pessoais.

Tome cuidado com NFTs falsificados

NFTs foram criadas com a intenção de serem únicas e insubstituíveis, mas nada impede que um golpista crie uma coleção fake e convença pessoas a comprarem. Através de uma pesquisa rápida é possível conferir qual é o site oficial da coleção que você quer comprar. Quanto mais famosa for a coleção, maiores serão as chances de alguém ter salvado as artes e criado uma coleção idêntica a original, mas que não tem nenhum valor real de mercado. Voltando ao ponto da ganância+desinformação, é aqui que muita gente cai, acreditando que conseguiu uma ótima pechincha em uma NFT por 10% do valor original.

Sites como OpenSea dão selos de verificação para os maiores perfiz em seu site, o que também ajuda a diferenciar coleções originais e fakes. Um recurso muito utilizado por falsificadores é acrescentar palavras adicionais ao nome do perfil. Alguém querendo falsificar a coleção “Bored ape yacht club” pode criar por exemplo um perfil “Bored ape yacht club Oficial”. Tenha atenção a esses detalhes sutis.

Os fundadores das coleções NFT nunca irão entrar em contato via direct com você. Desconfie 100% de qualquer mensagem direta se passando por alguém da equipe de suporte de um site ou de uma coleção NFT te pedindo pela frase de recuperação, solicitando algum pagamento antecipado ou qualquer outra ação onde você fique minimamente desconfortável. O golpista vai tentar te persuadir a executar ações com rapidez para você não ter tempo de refletir no que está fazendo.

Seria impossível listar todos os principais golpes com NFTs  e como evita-los, até porque todo dia surge uma nova técnica que é usada na tentativa de roubar pessoas. O mais importante é usar o bom sendo em primeiro lugar antes de clicar naquele link que parecia ter uma oportunidade única, mas que na realidade não passava de um golpe.

Links úteis

Coinmarketcap: coinmarketcap.com
Coingecko: coingecko.com

Aproveite que chegou até aqui e confira nossas redes sociais, siga a gente e comente qual assunto você gostaria que fosse abordado em nosso blog! 🙂

Rodrigo Alves, Artista 3D, Designer e Fotógrafo

Sobre o autor

Rodrigo Alves, Artista 3D, Designer e Fotógrafo

Nascido na cidade de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, buscou desde cedo se expressar através da arte. Começou ainda na adolescência a fazer desenhos em papel e depois avançou para artes digitais. Em pouco tempo se destacou com trabalhos de tratamento digital de imagens e com modelagem e animação em 3D. Na fotografia, sua principal escola foi através das dezenas de trilhas e acampamentos que fez em Teresópolis, onde sempre levava sua câmera Nikon para registrar o máximo de detalhes que encontrava. Com essa dedicação conquistou um acervo fotográfico com mais de 1000 fotografias da cidade de Teresópolis. Desde 2017 acompanhando o mundo cripto, sua nova jornada é no mercado de NFT. Seu acervo fotográfico e habilidades em 3D lhe garantiram destaque na comunidade de artistas NFTs e agora seus trabalhos artísticos e fotografias estão sendo eternizados na Blockchain através de NFTs únicas.