Como instalar a carteira Metamask

A carteira Metamask é uma das mais usadas para armazenar criptomoedas como Ethereum, BNB, Matic, entre outros tokens ERC-20. Ela é totalmente grátis e te permite interagir com aplicações e sites descentralizados. Pode ser instalada como extensão nos principais navegadores ou como aplicativo no Android/IOS. Neste artigo você aprenderá como instalar a carteira Metamask.

Qual é o site para baixar a Metamask?

A carteira Metamask deve ser instalada através do site oficial do projeto – Tome muito cuidado com sites fake. O único site oficial é metamask.io – Os navegadores suportados são Chrome, Firefox, Brave, e Edge. No Opera também é possível instalar através do add-on “Install Chrome Extensions“. Nos celulares é possível instalar em aparelhos com Android e também com IOS. Com exceção da extensão para o Opera, todos os outros links são acessíveis através do site oficial do projeto. Neste artigo iremos usar o navegador chrome como exemplo.

Carteira Metamask na Barra de extensões do Chrome
Bem vindo a carteira Metamask

Após instalada, ela aparecerá na barra de extensões do google chrome. Clique no ícone da Metamask para dar início a configuração da carteira.

Criar nova carteira metamask

Como estamos criando uma carteira do zero, clique na opção para criar uma nova carteira. Nessa etapa também seria possível recuperar uma carteira existente.

Nesta etapa, a Metamask irá perguntar se você concorda que ela colete informações de uso de dados para ser usado em aprimoramentos da carteira. Não há nenhum risco em concordar, mas se mesmo assim você desejar recusar, não tem problema.

Crie uma senha. Embora você deva armazená-la com segurança, é possível recuperar sua carteira mesmo se perder sua senha.

Metamask frase de recuperação

O passo mais importante ao instalar a carteira Metamask

Clique na área cinza para desbloquear sua frase de recuperação. Certifique-se de armazenar esta frase com segurança.
Qualquer pessoa que tenha acesso a sua frase poderá acessar sua carteira e roubar todo o seu saldo.
Além disso, você não poderá recuperar sua carteira sem ela, caso formate seu computador, por exemplo. Armazene com segurança essa frase da mesma forma que você guarda um documento importante. Nunca armazene esta frase no seu computador, pois ela pode ser facilmente copiada através de virus e trojans (ou pelo técnico de informática que formatou seu PC). Tenha ao menos duas cópias dessa frase escritas em papel e guarde em lugares separados. Lembre-se, se você não tiver acesso a essa frase, não será possível recuperar seu saldo em momentos futuros.

A seguir, assista todo o vídeo da Metamask explicando como manter sua carteira e seu saldo em segurança. Na próxima tela será exibida a sua frase de recuperação

Aqui é exibida a sua frase de recuperação. Escreva cada palavra em um papel e revise antes de avançar para a próxima etapa.

Clique em cada palavra seguindo a ordem correta da sua anotação e depois confirme.

Parabéns! Você concluiu o processo de criação da carteira Metamask. Mantenha sua frase de recuperação em um local seguro!

Algumas dicas importantes:
-Tenha cópias da frase de segurança em mais de um local.
-Não compartilhe sua frase com nenhuma pessoa (Nenhuma empresa, nem mesmo a Metamask irá te pedir essa frase).
-Dentro da Metamask em “Settings >> security” é possível ver novamente sua frase de segurança.
-O suporte da Metamask (em inglês) é muito completo e é possível abrir tickets de suporte, porém é impossível para eles recuperarem sua frase de segurança caso você perca.

Clicando novamente na extensão do google chrome será possível ver sua carteira. Agora já é possível fazer depósitos ou envios de criptomoedas com sua carteira Metamask além de Armazenar tokens colecionáveis e não fungíveis (NFTs). Neste artigo você aprendeu como instalar a carteira metamask.

Links úteis

Site oficial Metamask: metamask.io

Aproveite que chegou até aqui e confira nossas redes sociais, siga a gente e comente qual assunto você gostaria que fosse abordado em nosso blog! 🙂

Rodrigo Alves, Artista 3D, Designer e Fotógrafo

Sobre o autor

Rodrigo Alves, Artista 3D, Designer e Fotógrafo

Nascido na cidade de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, buscou desde cedo se expressar através da arte. Começou ainda na adolescência a fazer desenhos em papel e depois avançou para artes digitais. Em pouco tempo se destacou com trabalhos de tratamento digital de imagens e com modelagem e animação em 3D. Na fotografia, sua principal escola foi através das dezenas de trilhas e acampamentos que fez em Teresópolis, onde sempre levava sua câmera Nikon para registrar o máximo de detalhes que encontrava. Com essa dedicação conquistou um acervo fotográfico com mais de 1000 fotografias da cidade de Teresópolis. Desde 2017 acompanhando o mundo cripto, sua nova jornada é no mercado de NFT. Seu acervo fotográfico e habilidades em 3D lhe garantiram destaque na comunidade de artistas NFTs e agora seus trabalhos artísticos e fotografias estão sendo eternizados na Blockchain através de NFTs únicas.