As NFTs são uma representação virtual de um ativo registradas na Blockchain. Essa tecnologia está transformando a forma como tratamos a posse de um bem, seja ele um colecionável, arte digital, ou uma propriedade física.
Confira nesse artigo como a tecnologia NFT pode beneficiar mercados locais
Como as NFTs funcionam?
A maior parte das NFTs fazem parte da blockchain da Ethereum, que é uma outra criptomoeda como o Bitcoin.
Nessa blockchain é possível armazenar informações extras como um contrato validade pré definida que pode ser usado para diversos fins como aluguel de imóveis, compra e venda de ativos, emissão de certificados, entre outros.
Exemplo de uma NFT disponível para venda: Black Heart – Enter.art
E as pessoas realmente confiam em colecionar artes digitais?
Com toda certeza! Neymar gastou R$ 6 milhões em uma coleção exclusiva de NFTs chamadas de “Bored Ape Yacht Club”, que funcionam como credencial para acesso a um clube fechado de vários artistas e milionários como Justin Bieber, Eminem, Paris Hilton, Snoop Dogg, entre outros
Mas se eu der um print e salvar essas imagens como fundo de tela no meu celular, não será a mesma coisa?
É possível sim copiar e replicar quantas vezes você quiser essas imagens que magnatas pagaram milhões de dólares, mas as NFTs foram projetadas para oferecer algo que não pode ser copiado
A propriedade daquela obra. Você pode imprimir uma cópia de Monet e pendurar na parede da sua casa, mas apenas uma pessoa pode possuir o original.
E a blockchain cumpre com segurança esse papel, pois os blocos são replicados como que em um livro contábil compartilhado, onde milhares de pessoas simultaneamente conferem e validam transações, tornando impossível uma duplicação de registro na rede.

Uma das NFTs compradas pelo Neymar que garantem ao proprietário acesso a festas exclusivas em iates e a um grupo fechado com outros compradores da coleção.
Mas como os mercados locais podem se beneficiar com isso?
Primeiramente, empresas como Adidas e Nike já se prepararam para entrar nesse novo nicho, mas pequenos negócios também podem estar um passo à frente e já participar dessa nova tecnologia. Confira abaixo algumas das possíveis aplicações para empresas locais:
NFTs gêmeos digitais
As NFTs funcionam muito bem como uma certificação digital à prova de falsificações, portanto, um produto ou ativo físico pode ter o seu “gêmeo digital” registrado como NFT.
A cada dia que passa fica mais complicado saber se um produto é verdadeiro devido ao grande comércio de produtos falsificados que engloba cerca de 3,3% de todo o comércio mundial.
Com os NFTs gêmeos digitais os produtos físicos ficam vinculados a uma NFT, tornando impossível manipular seus registros.
NFTs como bilhetes para eventos
Com golpes na internet cada vez mais elaborados, fica fácil virar vítima de falsificadores de ingressos. Você só vai saber que caiu no golpe ao tentar entrar no evento.
Como as NFTs são itens exclusivos guardados em uma blockchain a possibilidade de fraude é praticamente zero, desde que se use corretamente uma carteira digital.
A tecnologia permite que organizadores de eventos chequem de forma rápida e fácil se o ingresso NFT é verdadeiro ou falso. A tecnologia também permite tornar o ingresso em um colecionável digital único.
NFTs como garantia de empréstimos
Sim! Já existem empresas e pessoas que aceitam NFTs como garantia para emprestar dinheiro. Caso você não honre com sua dívida, um contrato inteligente registrado na Blockchain irá transferir automaticamente a posse da sua NFT para o credor.
Sem burocracias de bancos, tudo pode ser acordado até mesmo entre pessoas físicas através de plataformas DeFi (Plataformas descentralizadas sem um proprietário intermediando as ações tomadas).
Diplomas de cursos e faculdades
Ao concluir o curso, o aluno recebe uma NFT vinculada a sua carteira digital. Empresas parceiras irão reconhecer a legitimidade desse diploma digital que pode ser conferido pelo contratante na entrevista de emprego com riqueza de detalhes sobre o desempenho do aluno durante seu curso.
Músicos sem dependência de gravadoras
Recentemente a banda Kings of Leon lançou seu álbum em NFT com tiragem limitada (OK, você ainda pode piratear as músicas, mas apenas um número limitado de pessoas terão um registro de posse do álbum da banda, como acontecia quando ainda comprávamos CDs originais, mesmo com a pirataria do mercado).
Músicos agora podem ter um canal direto com seus fãs vendendo músicas como NFT, sem nenhum intermediário na transação, o que ajuda o artista a reter uma maior parte do lucro pelo trabalho, sem necessidade de dividir lucros com serviços de streaming, por exemplo.
NFTs permitem trazer a escassez do mundo físico para o mundo digital, e ainda estamos no início de seu uso e adoção.
Itens hoje transformados em NFT serão verdadeiros tesouros digitais daqui a 10 anos, e várias pessoas vão querer pagar valores consideráveis nesses ativos digitais. Nesse artigo você conferiu como a tecnologia NFT pode beneficiar mercados locais.